Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base termina com elaboração da Carta de Natal

Posted on 25/09/2014

1


manga rosa 05

manga rosa 05

O 1º Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base encerrou as atividades de debate na tarde de sábado passado (20) com a realização de quatro grupos temáticos de avaliação do movimento dos idosos, aposentados e pensionistas do Brasil.

As oficinas iniciaram às 13h30 e, em salas separadas, discutiram sobre os Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios nos últimos 20 anos na Política do Idoso e no Controle Social; SUS – Avanços e Desafios na Saúde e no Controle Social; Movimento dos Aposentados: Suas Lutas, Conquistas e Desafios e Protagonismo da Mulher no Movimento dos Aposentados.  Após três horas de debate, os grupos voltaram a se encontrar no salão Bossa Nova, no Hotel Sehrs em Natal, e cada um apresentou os pontos discutidos e deixou itens para serem incluídos na Carta de Natal.

Logo após, Warley Martins Gonçalles, presidente da Cobap, Silberto Raimundo da Silva, presidente do Sindap/RN e Onildo Mendes, presidente em exercício da Fesapi/RN, além do senador Paulo Paim (PT/RS), realizaram o encerramento do Encontro. À Noite uma apresentação do tradicional forró pé de serra nordestino ao som de Robertinho do Acordeon e show da banda Wave Trio fecharam a programação do dia. No domingo (21) os participantes do Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base se dedicaram ao passeio pela cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, com visitas aos principais pontos turísticos, e algumas praias do litoral sul potiguar.

Leia a carta que foi consolidada pós evento:

CARTA COMPROMISSO PEC555, PL 4434

Nas ruas, cerca de 2.000 cabeças brancas tomaram as ruas da cidade de Natal-RN na tarde da sexta-feira (19) no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. A manifestação foi realizada em prol da aprovação do PL 4434/08 e da PEC 555/06, que pede o reajuste do valor da aposentadoria e o fim dos descontos sobre aposentadorias e pensões do serviço público.

manga rosa 04

Os militantes se concentraram na avenida Salgado Filho e seguiram em passeata pela via, no sentido Zona Sul/Centro. O ato reuniu idosos, adultos e adolescentes, incluindo participantes do I Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base que vieram de 22 estados brasileiros.

Manifestações semelhantes já ocorreram em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Natal fecha a agenda de mobilizações em todo o país com o objetivo de informar e conscientizar sobre a necessidade de aprovação das propostas.

Posted in: cidadania, Destaque