Extinto desde 1998, Conselho Nacional de Seguridade Social é recriado

Posted on 30/10/2013

0


Extinto desde 1998, o Conselho Nacional de Seguridade Social – CNSS foi finalmente recriado, em reunião do Grupo de Trabalho – GT dos Aposentados no Ministério da Previdência Social, nesta terça-feira, 29. O CNSS é histórica bandeira de luta da COBAP e Federações de Aposentados.

Parte integrante do GT, a COBAP participou da reunião juntamente aos Ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves, da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, entre outros representantes do governo e da sociedade civil.

A recriação do Conselho é o espaço quadripartite necessário para que entre em discussão o Orçamento da Seguridade Social, que sofre permanentes desvios de recursos para outras finalidades. Exemplo disso foram os recursos destinados à fabricação de caixa da União para o pagamento dos juros da dívida pública.

Interministerial, o Conselho vai acompanhar políticas públicas de Saúde, Previdência e Assistência Social e contará com a participação direta da COBAP na bancada dos aposentados, pensionistas e idosos. A composição completa e o regimento interno serão aprovados e publicados na próxima reunião do GT, no dia 03 de dezembro.

Posted in: Aposentados