Leia a carta que Aposentados enviaram ao Papa Francisco

Posted on 01/08/2013

11


No dia 19 de julho, o presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, viajou ao Rio de Janeiro, onde se encontrou com os dirigentes da FAAPERJ e Dom Orani João Tempesta, bispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que é um dos principais coordenadores da histórica visita do Papa Francisco ao Brasil.

Em nome das federações dos estados e associações de base, a diretoria da COBAP articulou junto ao Clero e a CNBB a entrega ao Papa Francisco de um documento oficial representativo de 30 milhões de beneficiários do INSS, que há décadas são massacrados pelas injustiças cometidas pelos governantes. O Santo Padre recebeu em mãos o apelo dos aposentados brasileiros.

Leia a carta:

Carta à Vossa Santidade Papa Francisco

A Confederação Brasileira de Aposentados Pensionistas e Idosos (COBAP), legitima representante de 30 milhões de aposentados, pensionistas e idosos, beneficiários da Previdência Social, vem respeitosamente pedir à Vossa Santidade, que interceda a Deus e às nossas autoridades governamentais para atender o apelo dos aposentados e idosos que clamam por justiça e direito de viver dignamente.

A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), maioria católica (64,6%), (cerca de 123 milhões) de acordo com o Censo do IBGE em 2010. O Brasil, considerado o maior país do mundo em número de católicos, longe de ser uma sociedade justa e solidária como preceitua o cristianismo, convivemos com muita injustiça e desigualdade social, com predominância do capital acumulado nas mãos de uma minoria de privilegiados e gananciosos em detrimento da maioria explorada e excluída.

Nós aposentados, pensionistas e idosos, estamos empobrecendo por meio de uma perversa manipulação legal no valor de nossas aposentadorias, justamente aqueles que tanto contribuíram para o crescimento do nosso Brasil estão sendo desprezados pelos governantes. Paulatinamente a cada ano somos empurrados ao abismo de sobreviver e sustentar nossas famílias com apenas um salário mínimo.

Já percorremos muitos caminhos lutando em defesa de nossos direitos protestamos continuamente e manifestamos nas ruas nossa insatisfação com o achatamento no valor dos nossos proventos.

Recorremos ao Judiciário brasileiro, e, em alguns casos conseguimos recuperar parte do prejuízo, mas logo fomos rechaçados novamente com o falso argumento que a Previdência Social é deficitária e corre o risco de quebrar. Esta inverdade é lançada diariamente ao povo brasileiro através da imprensa, o que demonstra o claro interesse dos bancos pela privatização do nosso sistema previdenciário.

Estamos com nossos recursos judiciais concentrados no Supremo Tribunal Federal (STF), após esta fase não existe mais a quem recorrer, por isso, recorremos à Vossa Santidade Papa Francisco que fez a opção preferencial pelos pobres como a forma de seguimento de Jesus Cristo e seu Reino, por um mundo justo e solidário, onde caibam todos, como filhos de um mesmo Pai.

Assinado: COBAP – FEDERAÇÕES – ASSOCIAÇÕES

Coincidência ou não, o carismático Papa Francisco já provou que está atento aos problemas sociais que atingem milhões de idosos brasileiros, em sua maioria aposentados que sobrevivem com salários achatados. O Pontífice praticamente repetiu algumas palavras que escrevemos nesta Carta, quando estava a bordo do avião, na vinda para o Brasil.

O Papa Francisco manifestou aos jornalistas que o leva ao Brasil condenou a cultura da rejeição em relação aos idosos na sociedade moderna. Segundo ele, a crise mundial não gerou boas coisas para os jovens. Ele enfatizou que a sociedade “também necessita da sabedoria dos idosos”. E ressaltou ainda: “Um povo vai em frente com os dois (jovens e idosos). As pessoas idosas têm a sabedoria, a história, a pátria, a família. Todos necessitam disso.”

Posted in: Uncategorized