SC: Aposentados e pensionistas protestam em frente à Previdência Social

Posted on 17/07/2013

2


Aposentados em SC.

Aposentados em SC.


Integrantes das Associações de Aposentados e Pensionistas e Idosos do Estado de Santa Catarina (Feapesc) realizam, nesta terça-feira, manifestações nas agências regionais do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) em Santa Catarina. Em Criciúma, desde às 7 horas, cerca de 50 aposentados e pensionistas protestam em frente à Previdência Social, na rua São José. Nesta manhã, somente as consultas agendadas são atendidas, sendo que a categoria ficará no local até o meio-dia, quando irão cantar o Hino Nacional.

Entre as reivindicações da categoria está o achatamento do salario. Conforme o presidente da associação dos aposentados e pensionistas de Criciúma, Manoel Vieira, há uma diferença nos aumentos salariais. “Enquanto o salario mínimo é reajustado em 18%, por exemplo, o nosso recebe um aumento de 8%, ou seja, daqui a alguns anos nosso salário estará achatado, portanto, nossa contribuição não irá valer em nada”, explica.

Para isso, a categoria irá em caravana a Brasília, no mês de setembro, cobrar os deputados a aprovação da PL 01/2007 do senador Paulo Paim, que prevê o mesmo índice de aumento do salário mínimo a todos as aposentadorias e pensões. “A categoria de todo Brasil estará presente, será um grande movimento da nossa categoria”, adianta Manoel. Na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) são 17 associações atuantes, desde Garopaba ao município de Araranguá, o que corresponde a 18 mil aposentados e pensionistas.

Reivindicações:
Mesmo índice de aumento de salário mínimo a todos as aposentadorias e pensões – PL 01/07
Recuperação das perdas salarias – PL 4434/2008
Extinção da decadência
Fim da DRU (Desvinculação da Receita da União)
Fim do fator previdenciário
Contra a desoneração de folha

Posted in: Aposentados