13º dos aposentados deve ser antecipado

Posted on 26/06/2013

1


A primeira parcela do 13 salário dos cerca de 25,3 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social deve ser antecipada, como ocorre desde 2006. Segundo o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Warley Martins Gonçalles, a entidade enviou um ofício ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves. “Ele respondeu que a antecipação está no cálculo, mas não sabe se será paga na folha de julho ou de agosto”, disse Warley.

A assessoria da Previdência Social confirmou ontem que os trâmites para a antecipação estão em andamento, mas falta um decreto da Casa Civil com a confirmação do pagamento.

“Estamos conversando com as outras centrais sindicais para tentar aprovar uma lei, até o ano que vem, que defina a data da antecipação. Porque todo ano os aposentados esperam por isso”, afirmou o presidente da Cobap.

O valor do abono é calculado de maneira proporcional e leva em consideração os meses que o segurado vem recebendo a aposentadoria ou a pensão. Quem se aposentou em abril, por exemplo, terá o benefício calculado sobre oito meses

Tem direito ao pagamento do 13 salário os aposentados, pensionistas e os segurados que recebem auxílios doença ou acidente. Não tem direito ao benefício quem recebe amparo assistencial, como o Benefício da Prestação Continuada, auxílio suplementar por acidente de trabalho ou pensão mensal vitalícia.

A primeira parcela vem livre do desconto do IR (Imposto de Renda). A mordida virá apenas no final do ano. O pagamento segue um calendário que varia para quem ganha até um salário mínimo e para quem recebe mais do que isso. A folha de julho será paga entre os dias 25 de julho e 7 de agosto. Já a folha de agosto será depositada entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro.

Outras informações sobre o pagamento dos benefícios do INSS podem ser obtidas no site http://www.previdencia.gov.br, no link Agência Eletrônica, Segurado e Tabela de Pagamento de Benefício.

Posted in: Destaque, INSS