Cooperativa dos aposentados terá empréstimo

Posted on 04/10/2012

0


O Sindinapi (Sindicato Nacional do Aposentados e Pensionistas da Força Sindical) inaugurou ontem o primeiro posto de atendimento da cooperativa  mútua de economia e crédito para os sócios da entidade.

Até o final do mês, quando estiver concluída a conexão com o sistema financeiro, regulado pelo Banco Central, a Coopernapi vai oferecer diversos serviços bancários  como conta-corrente com talão de cheque, investimentos e poupança, entre outros.

O carro-chefe da cooperativa, segundo o sindicato, será o empréstimo consignado com taxa máxima de 1,5% ao mês, a menor do mercado. A Caixa e o Banco do Brasil, que cortaram os juros nos últimos meses, cobram 1,67% e 1,69% ao mês, respectivamente. O consignado para aposentado pode ser parcelado em até 60 vezes.

espera/ O projeto de criar uma cooperativa surgiu há quatro anos. “Fizemos a negociação com o Banco Central com bastante calma e segurança para oferecer as melhores condições para os aposentados”, disse João Batista Inocentini, presidente do Sindinapi.

Para fazer parte da coopertativa, o aposentado precisa ser sócio do sindicato e pagar uma mensalidade igual a 0,5% do valor do benefício. Quem recebe R$ 1 mil, por exemplo, paga R$ 5. Dessa contribuição mensal, 20% vão para a cooperativa. Em cerca de dois anos, o sindicato pretende iniciar a distribuição dos lucros da Coopernapi entre os cooperados. Ao todo, a instituição tem 422 mil sócios em todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Dia a dia.

About these ads
Posted in: notícias