Previdência divulga nova tabela do Fator Previdenciário

Posted on 05/12/2011

17


Uma nova tabela do fator previdenciário entra em vigor, nesta quinta-feira, para o cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição. Os índices têm como base a nova tábua de expectativa de vida, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. De acordo com a lei, a Previdência Social deve considerar a expectativa de sobrevida do segurado na data do pedido do benefício para o cálculo do Fator Previdenciário.

As projeções do IBGE mostram que a expectativa de vida cresce a cada ano. Em 2009 quem se aposentasse com 60 anos de idade tinha uma sobrevida estimada de 21,3 anos, já em 2010 este tempo é de 21,4 anos. Ao nascer, a expectativa de vida do brasileiro subiu de 73,2 anos de idade, em 2009, para 73,5 em 2010.

Na nova tábua, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição que requerer a aposentadoria a partir de hoje, terá que contribuir por mais 65 dias corridos para manter o mesmo valor de benefício se tivesse feito o requerimento ontem. O Fator Previdenciário é utilizado somente no cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição. Na aposentadoria por invalidez não há utilização do fator, e, na aposentadoria por idade, a fórmula é utilizada opcionalmente, apenas quando aumentar o valor do benefício.

About these ads
Posted in: INSS